Estenose de Junção Pielo-Ureteral (JUP)

A junção pielo-ureteral é localizada quando o rim encontra o ureter ( desenho). O termo estenose de junção pielo ureteral é utilizado para descrever um bloqueio nesta área, levando o rim a uma dificuldade para drenar a urina, provocando a dilatação renal (hidronefrose).

A estenose de JUP é a mal-formação congênita obstrutiva mais comumente detectada na infância. Geralmente o diagnóstico é feito ainda durante o período antenatal, através de ultrassonografia obstétrica, que irá mostrar uma dilatação no rim fetal.

As crianças afetadas pela estenose da JUP podem não apresentar quaisquer sintomas ou apresentar dor lombar ou no abdome. As infecções urinárias, geralmente com febre, também podem ser uma maneira de manifestação da mal formação nas crianças.

Exames complementares

- Ultrassonografia: Exame complementar importante para confirmar a presença e o grau de dilatação renal.

- Cintilografia renal com MAG 3/ DTPA: Exame realizado através da injeção de um produto radioisotópico que irá ser filtrado pelo rim a partir daí será possível medir a capacidade de funcionamento e esvaziamento do rim. É um exame indispensável para o diagnóstico preciso da obstrução do rim.

O objetivo do tratamento da criança com dilatação renal é a preservação da função do rim. Em algumas situações de hidronefrose, não há confirmação pela cintilografia de real obstrução. Nestes casos, um acompanhamento com exames periódicos é recomendado. Uma vez detectada a estenose da JUP com confirmação de bloqueio renal total, a correção cirúrgica é necessária.

A cirurgia em recém-nascidos e crianças menores,pode ser feita através de pequenas incisões, muitas vezes menores do que 2 cm. Crianças maiores, podem ser beneficiadas pela cirurgia laparoscópica (vidolaparoscopia). A cirurgia conhecida como Pieloplastia tem por objetivo retirar a área que está causando o bloqueio do rim e remodelar a saída do rim novamente. Geralmente as crianças necessitam permanecer um curto período internadas (1 a 3 dias).