Hidronefrose

A parte do rim que coleta a urina produzida pelo rim é chamada de pelve renal ou sistema coletor renal. A dilatação deste sistema onde a urina acumulada é denominada de Hidronefrose.

A Hidronefrose varia de leve até severa, dependendo do tamanho desta dilatação. Geralmente as crianças que são diagnosticadas com Hidronefrose já nasceram com esta condição.

A Hidronefrose diagnosticada no período antenatal (antes do bebê nascer) é uma das anormalidades fetais mais comumente vistas. Devido ao uso da ultrassonografia rotineiramente durante a gestação, a detecção de Hidronefrose é facilmente diagnosticada. Entre 1 a 5% de todas as gestações apresentam ao longo do crescimento do feto dilatação do rim.

Diferentes graus de Hidronefrose

Sinais e sintomas

Os sintomas podem também variar. As crianças podem ser totalmente assintomáticas (não apresentar quaisquer queixas) até apresentarem infecção de urina, sangramento na urina ou dor abdominal ou lombar. Os sintomas estão de um modo geral ao bloqueio da passagem de urina. O que provoca dilatação e é acompanhado pelos sintomas. O exame físico de uma criança pode ser absolutamente normal. Em casos de Hidronefrose severa, o rim poderá ser palpado com facilidade no abdome ou, em certas ocasiões, poderemos visualizar um abaulamento abdominal.

Causas

Refluxo vésico-ureteral: É uma causa frequente de Hidronefrose. Trata-se de um retorno anormal de urina da bexiga para dentro do ureter e rim (ler em Refluxo vésico-ureteral).

Obstrução urinária: Diferentes causas de obstrução ao fluxo de urina podem provocar Hidronefrose. Estenose de JUP, estenose de JUV (junção do ureter com a bexiga), ureterocele, válvula de uretra posterior (ler mais informações em cada tópico citado).

Investigação

A partir do nascimento, a Hidronefrose deve ser inicialmente avaliada pelo pediatra, neonatologista ou urologista pediátrico com exames de imagem e exames funcionais. Os seguintes exames poderão ser realizados:

• Ultrassonografia
• Uretrocistografia
• Cintilografia renal
• Ressonância Magnética

A maioria das Hidronefroses diagnosticadas no período antenatal regridem espontaneamente. No entanto, algumas crianças necessitarão ser submetidas a algum tratamento. Este tratamento dependerá da causa da Hidronefrose, mas praticamente a totalidade dos casos são resolvidas.